Oi, pessoal! Como vocês estão? 💓
Hoje eu quero falar com vocês sobre a importância do brincar. Afinal, muito mais do que apenar entreter e divertir, brincar é uma forma fundamental de estimular a criança.
Através das brincadeiras, ainda na primeira infância, ela desenvolve a comunicação, a criatividade e várias outras habilidades.
E o brincar segue um caminho ao longo do desenvolvimento infantil. Nossos pequenos começam fazendo brincadeiras de ação e reação bem simples, como jogar uma bolinha no chão e observar o efeito dela caindo e, com o tempo, vão adicionando novas ações a essa.
Essa brincadeira vai se complexificando cada vez mais e, aos poucos, entra na fase de faz de conta, que vai sendo aprimorada até chegar a um ponto mais criativo e complexo.
No desenvolvimento típico, esse caminho é percorrido de maneira natural, mas, no caso dos nossos pequenos dentro do espectro, precisamos ensinar cada fase desse brincar.
Crianças que ainda estão na fase de brincadeiras de ação e reação geralmente ainda não conseguem realizar jogos simbólicos, assim como crianças maiores muitas vezes vão perdendo o interesse aos poucos por brincadeiras menos elaboradas.
Por isso, é importante ficar atento aos sinais de interesse e desinteresse por cada tipo de brincadeira do pequeno, para entender em qual fase ele se encontra.
Se seu filho amava brincar de derrubar os blocos ou espalhar todos no chão e isso já ficou sem graça para ele, tente introduzir elementos mais simbólicos nesse jogo.
No lugar de simplesmente empilhar e derrubar, você pode inserir bonecos que simbolizam moradores para viver nesta cidade que montamos ao empilhar os blocos, por exemplo.
Bacana, não é? Que tal brincar com o seu pequeno hoje e fazer este experimento? Depois me conte como foi!
Abraços, até a próxima!