Poucas pessoas sabem disso, mas, a fonoaudiologia infantil vai muito além do que simplesmente ensinar crianças a falar. Hoje, o profissional dessa área é responsável por cuidar da audição, da articulação, da fala e voz, da linguagem oral e também da leitura e escrita.
A fonoaudiologia infantil já se mostra presente em maternidades, quando é realizado o Exame da Orelhinha e o Teste da Linguinha em bebês com poucos dias de vida. Esses exames são obrigatórios e identificam alterações na audição e no freio lingual do bebê. Eles são rápidos e indolores, não causando nenhum dano prejudicial ao recém-nascido.
Outra situação que a fonoaudiologia infantil auxilia é na correção do bebê ao sugar corretamente, evitando a pega incorreta e as fissuras das mamas da mãe, além de evitar que o bebê não consiga ter uma amamentação correta.
A fonoaudiologia infantil e a fala
Aos cinco anos de idade, a criança começa a falar constantemente, se tornando aquele famoso “tagarela”. Após esse período, se a criança ainda tiver com alterações na produção de fala, o fonoaudiólogo se mostra necessário. Ele consegue identificar os problemas relacionados à erros de elaboração de frases por parte da criança.
Se o seu filho tem dificuldades ao ler, podendo ser considerado até mesmo “desinteressado”, talvez seja um problema que o fonoaudiólogo pode auxiliar. Problemas como distúrbio de aprendizagem, linguagem e audição, podem ser identificados por um profissional da área.
Quem pode me auxiliar?
Aqui no Espaço Mãe Coruja, você encontra um ótimo atendimento e tratamento em fonoaudiologia infantil! Para ficar por dentro de mais novidades e dicas sobre fonoaudiologia, acesse nossas redes sociais e continue conferindo nosso blog.
Caso tenha alguma dúvida sobre o tema e as nossas formas de intervenção fonoaudiológica, entre em contato conosco! Será um prazer ajudar.
Abraços e até a próxima! 🦉💕